Odonto Partners

Blog

Fique por dentro de conteúdos relevantes sobre a nossa área e acompanhe todas as novidades da Odonto Partners!

Envelhecimento e Técnicas Antienvelhecimento – pelo dr. Flávio Luposeli

Com a crescente demanda por soluções antienvelhecimento, parece-me que muitos se esqueceram do que é esse processo e da sua importância na natureza!

Primeiramente, envelhecimento é um processo irreversível. Entendido isso, podemos começar a situar os nossos pacientes nessa realidade, isto é, não estamos aqui para impedir que alguém envelheça, mas, sim, para fazer com que esse processo ocorra, em partes, de forma mais amena.

Situações como pacientes idosos chegando aos consultórios munidos de fotos de atores e de modelos 30 anos mais jovens como parâmetro de aonde desejam chegar deve provocar no profissional um sinal de alerta. Assim, pacientes com expectativas irreais devem ter o tratamento dessa sua expectativa como foco número 1 do tratamento.

É necessário explicar que uma das estruturas mais importantes para a manutenção do aspecto jovem de um rosto é uma proteína chamada colágeno. Como qualquer proteína, esta também sofre a ação do processo natural do envelhecimento, e não há nada que possamos fazer para impedir isso; somente podemos minimizar os seus impactos na aparência. E, convenhamos, isso já é muita coisa!!!

Logo, pacientes e profissionais precisam entender duas coisas:

1. que a natureza age de forma pragmática. Aos olhos pragmáticos da mãe natureza, quando começamos a perder a nossa capacidade de reprodução (ou seja, a capacidade de gerar descendentes férteis), já não precisamos mais ficar tão atraentes ao sexo oposto. Dessa forma, como estamos produzindo proteínas com uma capacidade menor, o organismo provará algumas delas, onde não são tão necessárias. Provavelmente, por razões como essa é que as mulheres tendem a envelhecer antes dos homens na aparência, uma vez que o seu ciclo reprodutivo é mais curto.

(E, aqui, vale uma ressalva importante: isso nada tem a ver com mulheres e homens serem “melhores” uns que os outros. Não são: são complementares, e a natureza reserva às fêmeas em geral (às mulheres, no caso dos seres humanos) o importantíssimo papel de seleção da espécie – um papel biológico extremamente nobre!)

2. os dentistas, especificamente, precisam entender que, ao mesmo tempo que elevar a expectativa do paciente a níveis muito altos facilita a venda, isso também dificulta o encantamento da entrega. Então, definitivamente, essa não é a melhor opção!

Vamos estudar mais, nos esforçar mais… A prática clínica é muito importante, mas perde muito do seu sentido se não estiver amparada por conhecimento teórico-científico.

Na HOF, trabalhamos quase 100% do tempo com foco nas proteínas. Seja com o objetivo de induzir colágeno, seja no uso da toxina botulínica, que nada mais é do que outra proteína. Logo, saber o que ela é, como é sintetizada, utilizada, degradada e eliminada passa a ser muito importante para quem trabalha nessa área. E nos ajuda a não engolir tudo que o mercado “nos empurra”.

Isso, sim, nos torna diferentes profissionalmente.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!