Odonto Partners

Blog

Fique por dentro de conteúdos relevantes sobre a nossa área e acompanhe todas as novidades da Odonto Partners!

Colega Dentista: vamos falar sobre o coronavírus?

Nos últimos dias, as notícias em torno da propagação do novo coronavírus têm preocupado a todos, indistintamente. E, mais do que simplesmente chamar atenção para o assunto, a nossa função como profissionais da saúde exige a nossa contribuição no sentido de prevenir que o problema alcance novas pessoas, não é mesmo?

O CRO-SP, por exemplo, publicou uma matéria ontem, intitulada “Coronavírus: o que o cirurgião-dentista deve saber e como atuar”, disponível em http://bit.ly/2tQwFBi – confira na íntegra.

Em resumo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), “alguns indivíduos podem não apresentar sintomas, mas, em alguns casos de infecções de vias áreas superiores, os sintomas são semelhantes a um resfriado. Em casos graves, assemelham-se a pneumonia e insuficiência respiratória aguda. As crianças de pouca idade, idosos e pacientes com baixa imunidade podem apresentar manifestações mais graves”.

“Em caso de suspeita, a(o) cirurgiã(o)-dentista deve encaminhar o paciente para atendimento médico com o descritivo dos sintomas observados pelo profissional, pois os exames laboratoriais realizados por biologia molecular identificam o material genético do vírus em secreções respiratórias.”

Quanto à PREVENÇÃO, recomenda-se “lavar as mãos regularmente, cobrir boca e o nariz ao tossir e espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados, não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos e/ou garrafas)”.

.

A SBI também disponibilizou um informe para profissionais da saúde e para o público em geral com mais informações sobre o coronavírus, disponível aqui: http://bit.ly/2vuGB3D.

Juntos, vamos atuar na divulgação das informações corretas e, claro, fomentar os cuidados para a preservação da saúde de todos?

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!