Odonto Partners

Blog

Fique por dentro de conteúdos relevantes sobre a nossa área e acompanhe todas as novidades da Odonto Partners!

Bichectomia: um novo recurso para os tratamentos estéticos-funcionais na Odontologia

A bichectomia é um recurso odontológico focado em suavizar o contorno do terço inferior da face por meio da retirada de gordura de uma região específica da face, também conhecida como “corpo adiposo de Bichat” ou “buccal fat pad”. Trata-se de um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, realizado pela parte interna da cavidade bucal por meio de uma incisão de 1 a 3 cm.          

O cirurgião-dentista, com conhecimento em anatomia cirúrgica da face e domínio pleno das técnicas adequadas, torna a bichectomia uma cirurgia simples e de baixo risco, podendo ser realizada em 60 minutos, em média.

A técnica na prática

Antes da cirurgia, é imprescindível fazer uma anamnese detalhada. O intuito é averiguar as condições de saúde do paciente, descobrir eventuais restrições ao procedimento e solicitar exames específicos, quando necessário.

Para assegurar que o procedimento seja completamente indolor, aplica-se a anestesia local já na sala de cirurgia. Em alguns casos, é possível realizar simultaneamente a sedação, dependendo do grau de ansiedade ou do medo cirúrgico do paciente.

Após a anestesia, inicia-se a incisão por dentro da cavidade oral para fazer a dissecção e a identificação do corpo adiposo de Bichat. Na sequência, realiza-se delicadamente a tração da gordura para fora e a ressecção do seu excesso, tomando-se o necessário cuidado para não retirá-la em demasia. Finalizada a ressecção, o cirurgião deve efetuar a sutura a fim de evitar sangramentos.

Indicações e contraindicações

Na medicina odontológica, a bichectomia é considerada uma cirurgia estética-funcional, reduzindo o volume das bochechas. Frequentemente, indica-se a cirurgia para indivíduos que possuem o rosto arredondado ou uma hipertrofia do corpo adiposo de Bichat, que deixa as maçãs do rosto em desarmonia com outras estruturas faciais.

No entanto, o procedimento é contraindicado para gestantes, lactantes, idosos e pessoas com problemas cardiovasculares, hipertensão e problemas de coagulação. Pessoas com o rosto naturalmente fino ou aspecto arredondado também não devem realizar a cirurgia.

Aprendendo as técnicas de bichectomia na Odonto Partners

A bichectomia já está registrada na literatura médica há vários anos, tendo sido primeiramente praticada nos Estados Unidos, no México, na Venezuela e em países europeus; posteriormente, a sua prática alcançou os países da América do Sul, incluindo o Brasil.

Os cirurgiões-dentistas brasileiros que ainda não possuem perícia técnica nessa cirurgia encontram na Odonto Partners um Curso de Imersão em Bichectomia coordenado pelo Dr. Silvio Freitas, professor da equipe que tem grande experiência nesse tipo de procedimento.

O conteúdo programático contempla a visão conceitual estético-funcional da bichectomia, o histórico da técnica e seus cuidados pré e pós-operatório, entre outras disciplinas. Para solicitar informações extras sobre o Curso de Imersão em Bichectomia, basta entrar em contato com a Odonto Partners via formulário de contato ou pelo telefone (11) 3405-9567.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!