Odonto Partners

Blog

Fique por dentro de conteúdos relevantes sobre a nossa área e acompanhe todas as novidades da Odonto Partners!

Bichectomia é estético ou estético-funcional? – pelo dr. Flávio Luposeli

Bem, o meu objetivo com este texto não é discutir se bichectomia é uma cirurgia que traz ou não resultados; afinal, é como costumo dizer: não existe procedimento ruim, mas, sim, procedimentos mal-eleitos e mal-executados. Então, o que pretendo aqui é algo mais profundo, mais filosófico… – filosofia da ciência, evidentemente.

Vejo muitos colegas justificando a indicação de uma bichectomia pelo fato de o paciente “morder muito a mucosa das bochechas”, produzindo uma linha alba. Para esses, esta é uma indicação estético-funcional da bichectomia.

Em que pese essa justificativa completamente absurda e desprovida de qualquer amparo científico, definitivamente não é por essa razão que a bichectomia é uma cirurgia estético-funcional. Em primeiro lugar porque essa linha alba, que se forma na mucosa da bochecha, é tão somente uma hiperqueratose, ou seja, uma reação de proteção do corpo frente a um trauma recorrente. Se esse achado fosse uma lesão pré-cancerígena, talvez a bichectomia pudesse ter uma indicação nesse sentido em alguns casos. A questão é que a hiperqueratose não é uma lesão pré-maligna. Aliás, sequer é um achado patológico!

Antes da moda da bichectomia, convenhamos: não víamos cirurgiões fazendo biópsia de linha alba. Logo, é evidente que tal justificativa é inaceitável sob a perspectiva de ciência real… – sim: hoje temos que separar o que é ciência real de ficção científica, pois muitos não sabem a diferença!

O que faz da bichectomia uma cirurgia estético-funcional é justamente a anatomia, e não a sua indicação!

Qualquer cirurgia dentro do sistema estomatognático não pode ser considerada exclusivamente estética. Isso porque o sistema estomatognático tem funções que vão além da mímica.

Explico: lábios servem tanto para beijar quanto para demonstrar emoções, quanto para equilibrar dentes anteriores, auxiliar na deglutição e na fonação. Logo, qualquer procedimento feito em lábios acarretará impacto sobre as suas funções.

Com a bichectomia ocorre o mesmo… Retirar parte do corpo adiposo de Bichat da bochecha implicará um impacto sobre as funções ligadas direta e indiretamente a ela.

Com base nisso, não resta qualquer dúvida sobre se a Bichectomia está permitida para a Odontologia. Inclusive, consta na Resolução 100/10 (que limita as possibilidades cirúrgicas na Odontologia) que cirurgias estético-funcionais do sistema estomatognático são permitidas para a Odontologia:

Art. 2º É da competência exclusiva do médico o tratamento de neoplasias malignas, neoplasias das glândulas salivares maiores (parótida, submandibular e sublingual), o acesso pela via cervical infra-hioídea, bem como a prática de cirurgia estética, ressalvadas as estéticas funcionais do aparelho mastigatório que é de competência do cirurgião-dentista. (https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=113387)

Vale ressaltar que, segundo disposto nessa Resolução, as cirurgias estético-funcionais são de competência do cirurgião-dentista, e não de ambas as profissões.

Justifique bem para não ser mal interpretado!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!