Odonto Partners

Blog

Fique por dentro de conteúdos relevantes sobre a nossa área e acompanhe todas as novidades da Odonto Partners!

Atenção, Dentista: você usa somente os produtos devidamente regulamentados pela Anvisa?

Embora a pergunta do título deste post se refira aos produtos, a verdade é que, como profissionais da Odontologia, a nossa preocupação deve abranger não somente os produtos, como também os equipamentos utilizados em nossas clínicas e/ou consultórios.

Há anos, vimos acompanhando diversas notícias sobre a apreensão de produtos odontológicos irregulares feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que não apenas impacta diretamente na credibilidade dos cursos ou dos eventos nos quais essas ações foram ou podem vir a ser realizadas, mas atenta, sobretudo, contra a saúde dos próprios pacientes!

Na dúvida, o Portal da Anvisa disponibiliza dois bancos de dados nos quais podem ser consultadas as informações sobre dispositivos médicos regularizados e com registro válido na Agência. O primeiro, conforme a explicação encontrada no próprio site da Anvisa, reúne os dados básicos de cada produto, como nome, número do registro ou do cadastro, detentor do registro ou do cadastro, nome do fabricante e país de fabricação; o segundo, destinado a usuários com conhecimentos avançados em informática, contém os dados do primeiro e os modelos dos produtos, caso existam, sendo que ambos podem ser facilmente baixados.

O alerta, portanto, é sempre válido, evidenciando a importância de que seja certificada a procedência dos produtos que utilizamos, assim como a necessidade de que seja feito o seu devido controle, incluindo a atenção à data de vencimento de cada um, não é mesmo? =)

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!