Odonto Partners

Blog

Fique por dentro de conteúdos relevantes sobre a nossa área e acompanhe todas as novidades da Odonto Partners!

Atenção à Bleachorexia: você tem pacientes com essa síndrome?

Há poucos meses, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) publicou uma matéria alertando para os prejuízos da bleachorexia, termo que surgiu nos Estados Unidos.

Para quem nunca ouviu falar, trata-se de um desejo compulsório de clarear os dentes – uma espécie de “obsessão” para deixá-los cada vez mais brancos (“como o das celebridades”), ultrapassando os limites do clareamento recomendado.

Como especialistas nessa área, é importante que alertemos os pacientes para os riscos desse excesso, já que, entre os prejuízos do uso exagerado do tratamento, estão as alergias que podem ser desencadeadas na gengiva, o enfraquecimento e a sensibilidade dos dentes (que podem ficar mais escuros) e, até mesmo, o dano permanente no esmalte e no interior dos dentes.

Ainda de acordo com a publicação da ABO, quem demonstra sintomas de Bleachorexia deve procurar não apenas o dentista, mas também o auxílio de um psicólogo. Isto porque, tal como a anorexia, “essa síndrome distorce a visão estética que o indivíduo tem de si mesmo e desencadeia uma série de atos irracionais em sua caçada compulsória pela perfeição”.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!